Mesmo não sendo novidade a questão da coleta seletiva para fins de reciclagem do lixo ainda tem pouca efetividade, principalmente em nossa cidade, pois há dificuldade para sua implantação e continuidade.
Para saber mais sobre a coleta seletivo acesse aqui.
Alguns condomínios já tornaram a coleta seletiva como padrão, mas muitos outros ainda buscam colocar em prática esse sistema e encontram dificuldades para saber como e onde começar.
Para ajudar a resolver isso, segue abaixo etapas para implantação da coleta seletiva no condomínio:
Criar uma comissão de condôminos: para efetivação desta coleta, há necessidade de adesão dos condôminos, e uma das funções desta comissão é fazer trabalho de divulgação, conscientização e até fiscalização das atividades.
- Definir o tipo de coleta que será feito: se será por tipo de lixo reciclável (com suas lixeiras respectivas) ou somente será separado os recicláveis dos não recicláveis. Para saber a classificação completa dos lixos recicláveis e a relação dos lixos não recicláveis acesse post sobre coleta seletiva.
- Divulgar através de cartazes, circulares e informativos a classificação de cada tipo de lixo e como o condomínio vai executar a sua coleta seletiva.
- Oferecer treinamento para funcionários, condôminos caso necessite.
- Definir empresa coletora.
- Definir periodicidade da coleta do lixo.
Após processo de implantação é só acompanhar a execução e sempre manter cartazes e anúncios sobre o assunto para que as pessoas não parem o processo de separação do lixo.
Caso queira modelos de cartilha, cartazes e outros materiais sobre assunto ou queira uma consultoria para implantação da coleta seletiva em seu condomínio, solicite aqui.
Deixe um comentário