Morar em condomínio em termos de relacionamento interpessoal é compartilhar espaços e decisões com os vizinhos que nem sempre têm a mesma educação, os mesmos hábitos e as mesmas expectativas que você. Isso exige habilidades interpessoais que podem significar renúncias pessoais em prol da coletividade.
Algumas condutas e comportamentos são importantíssimos para garantir a harmonia nos condomínios, segue principais:
- Gentileza: seja cordial nos relacionamentos, ao encontrar um vizinho (ou funcionário) cumprimente-o com prazer. Ao reclamar de algo, faça-o sem ofender, use de sabedoria no falar. As vezes o ‘como’ se fala tem muito mais impacto de ‘o que’ se fala. Ofereça ajuda e ideias à administração, em vez de apenas criticar.
- Consciência de coletividade: O morador precisa assumir o seu papel no condomínio, desta forma deve participar das assembleias, respeitar a vontade da maioria e cumprir as regras e normativos (Leis, Convenção Condominial e Regulamento Interno).
- Tolerância: Além da necessidade de nos portarmos com pensamento sempre voltado para o bem estar comum, em certos momentos nos é exigido tolerância as falhas e erros do próximo. Devemos ser compreensivos com síndicos e conselheiros, que têm uma dura missão e às vezes tomam decisões impopulares e indigestas. Temos que ter paciência com as pequenas falhas cometidas pelos funcionários, que estão sob constante pressão.
Ainda, é necessário tentar entender os vizinhos mais fechados, que às vezes são apenas quietos, e não mal educados.
Parece óbvio, mas a rotina e as preocupações do dia a dia nos faz esquecer dessas atitudes que são importantes para a harmonia do condomínio.
Desta forma, devemos estar sempre atentos a e empenhados para manutenção do bom relacionamento no condomínio.
Deixe um comentário